Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre o Projeto
Início do conteúdo da página

Sobre o Projeto

Published: Monday, 23 November 2020 14:09 | Last Updated: Monday, 23 November 2020 18:50

O projeto “IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DE UMA PLATAFORMA DE CIDADES INTELIGENTES BASEADA EM INTERNET DAS COISAS (IOT) PARA O MUNICÍPIO DE CANAÃ DOS CARAJÁS” foi celebrado no Convênio 02/2020 entre a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás e a Universidade Federal do Pará, por meio do FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE CANAÃ DOS CARAJÁS - FMDS, com a participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo. O convênio é coordenado pelo Prof. Renato Francês, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), da UFPA.

O projeto visa à implantação e gestão de uma plataforma de cidades inteligentes baseada em Internet das Coisas (IoT) para o Município de Canaã dos Carajás, contemplando as principais áreas do cotidiano da cidade, como: Saúde Pública (aplicações em home-care, monitoramento de doenças negligenciadas, telemedicina e segunda opinião médica); Segurança Pública (vídeo-monitoramento por câmeras e drones, atividades de inteligência em segurança pública); Educação (integração de sistemas e serviços da rede pública municipal, Educação a Distância, integração com o Polo Universitário de Canaã dos Carajás); Meio Ambiente (monitoramento de qualidade do ar, água, mineração, poluentes e fatores impactantes oriundos de atividades dos projetos existentes/em implantação na região).

O projeto implantará desde dispositivos de IoT, drones, sensores, passando pela infraestrutura de telecomunicações, até a aquisição de uma estrutura de computação de alto desempenho e um data center para a cidade.

O projeto Smart City é a gênese do projeto IARA (Inteligência Artificial Recriando Ambientes) – uma rede nacional, coordenada pelo Prof. André Carvalho, do Instituto de Ciências Matemática e Computação (ICMC/USP). O projeto IARA foi submetido à Chamada de Propostas FAPESP – MCTIC - CGI.BR para Centros de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial e contempla: 35 Universidades brasileiras, 15 Universidades estrangeiras, 98 Pesquisadores, 8 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, 6 Prefeituras e grandes empresas, como: Ericsson, AXXONSOFT, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), INTEL, JACTO, SPLICE, TIM e VALE.

Fim do conteúdo da página