Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Feira de Canaã dos Carajás

Feira de Canaã dos Carajás

Published: Thursday, 13 February 2020 13:18 | Last Updated: Tuesday, 24 November 2020 03:03 | Hits: 3366

(Imagem feita com o drone Phantom 3)

4ª Feira de Negócios de Canaã dos Carajás (Fenecan 2019)

A 4ª Feira de Negócios de Canaã dos Carajás (FENECAN2019) ocorreu no período de 02 a 06 de outubro de 2019. A FENECAN é fruto da parceria entre a Associação Comercial de Canaã dos Carajás (ACCIACA), Agência Canaã, Sebrae e Câmara Municipal. Entre os inúmeros acontecimentos envolvidos na Feira, merecem destaque: o Fórum Desenvolvimento Regional, concurso de gastronomia, apresentações culturais, lançamentodo Pacto por Canaã, shows com atrações nacionais e regionais, o seminário de Serviço Mineral, além da inauguração e entrega a sociedade de obras do município.

A partir da cooperação Universidade Federal do Pará (UFPA) e Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás-PMCC, no âmbito do Termo de Convenio 08/2019 –celebrado para executar o projeto “Proposta de uma Plataforma Aberta de Cidades Inteligentes baseadas em Internet das Coisas para o Município de Canaã dos Carajás”, uma equipe especializada da UFPA, que participa das ações do projeto, promoveu um conjunto de atividades ao longo da FENECAN 2019, que objetivaram dar visibilidade e disseminar conhecimento nas diversas áreas envolvidas no projeto em tela. Dentre as ações, destacamos:

Oficina de Robótica

A equipe do Laboratório de Prototipagem, Robótica e Otimização(LabPRO), formada por estudantes dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica da UFPA, realizou na cidade de Canaã dos Carajás oficinas de robótica para alunos do ensino médio de escolas públicas do município. A oficina contou com aulas teóricas e práticas e culminou com a apresentação dos protótipos robóticos desenvolvidos pelos próprios alunos da oficina no último dia da Feira.

Palestras

A Feira também contou com a realização de palestras por parte da equipe de professores participantes do projeto. As palestras foram destinadas a toda a comunidade de Canaã dos Carajás (empreendedores, comerciantes, professores, pesquisadores e estudantes). Dentre os temas, destacamos a Introdução aos principais conceitos a cerca de Cidades Inteligentes, Infraestrutura tecnológica de cidades inteligentes, Aplicações para cidades inteligentes, Aplicações de monitoramento de estruturas especiais.

Stand do projeto Cidade Inteligente

A equipe do Laboratório de Planejamento de Redes de Alto Desempenho (LPRAD) em parceria com Laboratório de Eletromagnetismo Aplicada (LEA), composta por estudantes de graduação e pós-graduação da UFPA, realizou ao longo da FENACAN 2019 a demonstração de algumas aplicações que estão inseridas em uma cidade inteligente e suas aplicabilidades, além de esclarecer dúvidas relacionada aos primeiros projetos esperados para a cidade de Canaã dos Carajás em parceria com a Prefeitura local e UFPA. O Stand contou com infraestrutura dedicada para as palestras e as devidas demonstrações. Dentre as demonstrações destacamos: demonstração de voo com drones, funcionamento, características e onde podem ser aplicados; demonstração de uma deep learning para detecção de padrão e reconhecimento facial em tempo real; demonstração do uso de realidade virtual.